Roteiro Gastronômico na França


Banner 728x90

 

  • Tempo: 15 dias
  • Tema: gastronômico
  • Transporte: Carro, trem, avião
  • Período: Qualquer período

A França é conhecida em todo o mundo pela sua culinária requintada, repleta de pratos exóticos e de nomes esquisitos. Hoje em dia se encontram bons restaurantes franceses principalmente nas grandes cidades brasileiras, mas comer um prato típico fora do seu local não é a mesma coisa. A qualidade dos ingredientes sempre mudam, assim como o frescor e as técnicas de preparo e conservaçao.A culinária francesa compreende uma grande variedade  de queijos, vinhos, carnes e doces. Tradicionalmente, cada região francesa tem uma culinária própria: a culinária do noroeste usa mais manteiga, crème fraîche e maçãs;  a culinária do sudeste prefere azeite, verduras e tomates; a do sudoeste usa gordura de pato, fígado, cogumelos e moelas; e a culinária do nordeste lembra muito a culinária alemã e utiliza mais a banha de porco, salsichas e chucrute.

Por isso, criamos um roteiro gastronômico na França, para que você possa experimentar o que há de melhor na culinária francesa nos melhores locais de cada região!

 

Paris

 

Nosso roteiro tem inicio em Paris por questões logísticas.  Vários voos partem de São Paulo e Rio diretamente à Paris. O recomendado são pelo menos 4 dias em Paris, pois são inúmeras as atrações e passeios que se pode fazer. Paris é o ponto turístico mais visitado da Europa e um dos mais fotografados!mapa de vinhos franceses

Desde o final do século 18, Paris é famosa pelos seus restaurantes e pela chamada haute cuisine, ou seja, comida meticulosamente preparada e artisticamente apresentada. Nos dias de hoje, graças à pluralidade cultural parisiense, cada cozinha regional francesa e quase todos os pratos típicos do mundo podem ser encontrados em Paris; a cidade tem mais de 9.000 restaurantes.

Além dos restaurantes clássicos, Paris tem vários outros tipos de locais para se provar as comidas típicas:

O Café, por exemplo, chegou a Paris no século 17, quando a bebida foi trazida da Turquia, e, já no século 18, os Cafés parisienses eram os centros da vida política e cultural da cidade.

Tem também o bistrô, que é um tipo de restaurante de bairro com uma decoração modesta e preços baixos, com uma clientela regular e uma atmosfera agradável. O seu nome provavelmente apareceu por volta de 1814 quando muitos soldados russos ocupavam a cidade; “bistro” significa “rápido” em russo, e eles queriam que suas refeições servidas rapidamente para que eles pudessem voltar seu acampamento.

A brasserie originalmente era uma taberna localizada próxima a uma cervejaria, que servia cerveja e comida a qualquer hora. Começando com a Exposição de Paris de 1867 se tornou um tipo popular de restaurante que produzia cerveja e outras bebidas, sempre servidas por mulheres jovens e belas usando o traje típico alemão.

 

Seleção dos melhores restaurantes de Paris:

  • Epicure. 112 rue du Faubourg Saint-Honore
  • Seb’on. 62 rue d’Orsel
  • Le Cinq. 31, avenue George V
  • Pur’. 5, rue de la Paix
  • Sacrèe Fleur. 50 rue de Clignancourt

 

 

Estrasburgo

Graças à sua posição geográfica estratégica no rio Reno, com diversos locais de património histórico de uma riqueza extraordinária, Estrasburgo, na região da Alsácia é uma cidade de múltiplas facetas e muito agradável para se viver e visitar. É considerada uma das mais belas cidades da Europa. Devido à sua proximidade com a Alemanha ( Muito próximo de Baden-Baden), a culinária de Estrasburgo é muito influenciada pela cozinha alemã.

Para os franceses, Estrasburgo significa basicamente cerveja, vinho, baeckeofe (um prato misto de carne com batatas), flamenküche (uma torta fina feita de cebola, queijo e bacon) e, é claro, o famoso choucroute (um prato generoso consistindo de repolho, carne, salsichas e batatas). Deixar Estrasburgo antes de provar alguns destes pratos típicos, seria um crime real!

Dois dias em Estrasburgo são suficientes, sendo que um dia pode ser dedicado a conhecer Baden-Baden na Alemanha. Uma cidadezinha muito característica. A viagem de Paris até Estrasburgo pode ser feita tranquilamente de trem ou de carro (cerca de 2hrs de viagem)

Seleção dos melhores restaurantes de Estrasburgo:

  • La Vignette. 78 Route des Romains
  • Le Gavroche. 4, rue Klein
  • Cinnamon. 15, Rue de la Division Leclerc
  • La Charmille. 15, Rue de la Charmille
  • Restaurant S’Kastele. 5 Place Liberté

 

Dijon

Dijon é uma das cidades mais atraentes da França. Repleta de elegantes edifícios medievais e renascentistas, o animado centro histórico é maravilhoso para passear em família, especialmente se você gosta de fermentar seu conhecimento cultural com comida de primeira e um bom vinho.escargot

E aqui está um pequeno teste de culinária: nomeie rapidamente alguns pratos franceses, ou os primeiros pratos que te vêm à mente quando você pensa em França! Você pensou em escargot, bife Borgonha, coq au vin, ou mostarda Dijon? Se a resposta for sim, então você definiu Burgundy como o coração por excelência da culinária francesa. Cada um desses pratos é uma especialidade da região centro-leste da França e não pode ficar de fora desse roteiro!

Um ou dois dias em Dijon seria o ideal. Fique dois dias se quiser conhecer as vinícolas da cidade. Para se chegar de Estrasburgo até Dijon, recomendamos ir de trem, com uma viagem de cerca 1 hora.

Seleção dos melhores restaurantes em Dijon:

  • Chapeau Rouge Restaurant William Frachot. 5 rue Michelet
  • Le Bouchon du Palais. 4 rue bouhier
  • Coffe and Muffin. 39 rue des Godrans
  • La Maison des Cariatides. 28 rue Chaudronnerie
  • Stephane Derbord. 10, place Wilson

 

Lyon

Em um restaurante em Lyon, você pode comer gordura de porco frita em gordura de porco, cérebro de porco temperado com vinagrete, uma salada feita com banha de porco cremosa, um frango cozido dentro da bexiga de porco, nuggets de barriga de porco misturado com lentilhas, um intestino de porco cheio como um balão recheado de vísceras, e uma brioche recheada de salsicha assada. Por essas e outras razões, Lyon, há 76 anos, tem sido reconhecida como a capital gastronômica da França e do mundo. Para quem gosta de carne suína e especiarias incomuns, Lyon é destino certo!

Lyon fica muito próximo de Dijon, cerca de 1h30 de trem. A cidade também tem um aeroporto internacional, caso queira viajar diretamente de Paris. Lyon pode ser vista em 2 ou 3 dias.

Seleção dos melhores restaurantes em Lyon:

  • Archange. 6 rue Hippolyte Flandrin
  • le Danton. 8 rue Danton
  • Maison Germains. 123 Rue Bugeaud
  • Le Gourmet de Seze. 129 Rue de Sèze
  • Le Musee. 2, Rue Forces

 

Bordeaux

Bordeaux é uma cidade gourmet por excelência! A capital da região de Aquitaine se beneficia do fato de que todas as especialidades gastronómicas do sudoeste da França estão bem ali em seu quintal: foie gras de Landes, ostras de Arcachon Bay, morangos do Périgord, carne de Bazaz, etc.. E Bordeaux é também o coração da maior região produtora de vinho fino do mundo! Margaux, Saint-Emilion, Sauternes, Pessac-Léognan, etc. são nomes mágicos que fazem os amantes do vinho em todo o mundo ficar com agua na boca. E é claro que a melhor maneira de apreciar estes vinhos é acompanhado de uma boa refeição!

De Lyon a Bordeaux, recomendo ir de avião. A viagem de 1 hora é encontrada a pouco preço nas companhias low-cost, enquanto com o trem, será necessário fazer baldeação e a viagem fica muito longa. Recomendamos 3 dias em Bordeaux. Dedique pelo menos um dias nas vinicolas em torno à cidade!

Seleção dos melhores restaurantes em Bordeaux:

  • Garopapilles. 62, Rue Abbe de L’epee
  • Bistro l’Exploit. 16 Rue de la Cour des Aides
  • La Maison du Pata Negra. Place des Capucins
  • Les Pavillon des Boulevard. 120, rue Croix-de-Seguey
  • Le coin des copains. 1 Quai de Bacalan

 

Nantes

Localizado à 45 minutos de distância do Oceano Atlântico, Nantes destaca-se como um destino de arte e cultura na França. A rica herança cultural de Nantes significa que os visitantes irão embarcar em uma experiência enriquecida que é verdadeiramente fora do comum!

Nantes é também o lugar para comer bem. A cidade possui alguns dos melhores produtos, receitas e vinhos da França. Esta região é também conhecida como a horta da França, produzindo saborosos, legumes e frutas. Experimente um copo de Muscadet, o vinho branco local que vai tão bem com peixes. Enólogos e chefs premiados vão garantir que você desfrute de refeições inesquecíveis.

De Bordeaux a Nantes existe a opção do trem direto a pouco preço mas com uma viagem de 4 hrs. De avião, em apenas 50 minutos você está lá, mas o preço é um pouco mais salgado. Então vai depender mais do seu budget para decidir o melhor modo. 2 dias de viagem em Nantes é suficiente para ver o que for necessário. Um vôo direto de Nantes para Paris é a melhor opção para o retorno à casa, ou se puder dar uma esticada, porque não um pulinho à Madrid?!

seleção dos melhores restaurantes em Nantes:

  • l’u.ni.36 rue Foure
  • Le Rout’Art Gourmand. Un peu partout
  • Cocotte. 27 Rue Foure
  • Teranga. 9 Rue Paul Bellamy
  • Pickles. 2 Rue du Marais

 

Gostou do roteiro? Gostaria de ter um roteiro personalizado que atenda às suas necessidades, o seu tempo e o seu budget? Entre em contato conosco!

Compartilhe conosco suas idéias e duvidas!