Roteiro de praias no Mediterraneo 1


Banner 728x90

 

  • Tempo: 30 dias
  • Tema: Praia
  • Transporte: Carro,  avião, navio
  • Período: Junho a Setembro

 

Esse é o roteiro do verão! O verão Europeu começa no dia 21 de Junho e se estende até o dia 21 de Setembro e não deixa nada a desejar. Com temperaturas que chegam à 40 graus e clima seco, se tem a certeza de gozar de 90 dias bem ensolarados. As praias são outro detalhe: Com mares caraíbicos, a região do Mediterrâneo é uma das metas de verão mais procuradas do mundo!

 

Esse roteiro percorre 3 países e o tempo ideal seria de pelo menos 30 dias para conhecer não apenas às praias, mas também os pontos históricos de cada cidade.

 

Sicilia

praia isola dei conigli

 

A Sicilia é uma ilha que hoje faz parte da Itália. Como a ilha já foi parte da Grécia Antiga, A sua riqueza cultural e historica são inigualáveis. São diversas construções gregas espalhadas por toda a ilha, como templos e anfiteatros, que valem a pena serem vistos. Para se chegar à Sicilia do Brasil, o mais fácil é fazer uma conexão de Roma ou de Milão para Palermo ou Catânia. No nosso roteiro iniciaremos por Palermo.

 

Palermo é a quinta maior cidade da Italia, por isso muito pode ser feito na cidade, mas como o nosso tema é praia, a primeira a ser visitada é a praia de Mondello, disparada a praia mais bonita de Palermo. 3 dias serão o suficiente para ver o que tem de mais interessante em Palermo. Uma dica é a de alugar um carro na Sicilia, pois o transporte publico não é muito eficiente. Os trens ligam as principais cidades,  mas não chegam nas melhores praias. O próximo destino é a praia de San Vito Lo Capo, a apenas 1h40 de Palermo. Areias brancas, águas cristalinas de cor azul turquesa e cercada de pequenas montanhas, esse paraíso atrai também muitos amantes da escalada e mergulhadores. Dois dias são suficientes para conhecer San Vito.

 

A 2h30, na parte sul da ilha se encontra a cidade de Agrigento, onde não pode faltar uma visita à Scala dei Turchi (escada dos turcos). Praticamente um paredão de pedra tao branco que até dói os olhos de tanta claridade! O acesso à praia é um pouco difícil e exige uma boa caminhada, mas a vista durante o caminho vale a pena com certeza! A cidade de Agrigento é pequena mas charmosa, e é obrigatório visitar o Parco dei Tempi, onde se pode visitar as mais bem conservadas ruinas gregas do Mediterrâneo. A visita ao parque pode durar o dia todo, por isso recomendo 2 dias em Agrigento, um dedicado aos Templos e outro à Scala dei Turchi.

 

Do Porto Empedocle, em Agrigento, pegamos uma balsa para a pequena ilha de Lampedusa, onde se encontra uma das praias mais bonitas do mundo: a praia Isola dei Conigli (Ilha dos Coelhos). Essa praia localizada no sul da ilha ganhou diversos prêmios como a praia mais bonita do mundo e realmente é de tirar o folego.

 

De volta à Sicilia, a próxima parada é na cidade de Scicli, na praia de Sampieri e a poucos quilometros dali também se encontra a praia de Vendicari em Noto. Um dia para cada praia/cidade é o suficiente para conhecer tudo. Daqui temos 2 opções, ou estender um pouco mais até a linda cidade de Siracusa ou ir até Pozzallo para pegar a balsa para Malta. Se quiser dar um tempo com as praias, visite a cidade de Siracusa. Recomendo alugar um hotel em Ortigia, que é a parte historica mais interessante da cidade, e visite o Parque Arqueológico de Neàpoli, onde acontece o Festival de Teatro em um anfiteatro grego antigo!

 

Mas se você ainda não se cansou do mar e sol, vamos à cidade de Pozzallo, onde se pode pegar à balsa para o nosso próximo destino: a ilha de Malta!

 

Malta

Comino Blu Lagoon

Malta é uma pequena ilha encrostada no coração do Mediterrâneo! Situada ao sul da Sicilia (cerca de 150 km) a ilha goza de diversas praias paradisíacas e de um clima ensolarado e quente 300 dias por ano! Para se chegar à Malta da Sicilia, existem dois caminhos; Aviões partem de Palermo e Catânia assim como das principais cidades europeias, diretos para o Aeroporto Internacional de Malta. Tenha porém em consideração que durante o inverno a oferta de voo cai muito e se encontra voos apenas das grandes cidades. A outra opção é pegar o Ferry Boat na cidade de Pozzallo. A viagem dura cerca de 2hrs e é muito mais comodo que uma viagem aérea. A balsa conta com restaurantes, lojas e jogos de azar, além de oferecer uma belíssima vista e uma chegada em grande estilo. O preço da Balsa gira em torno de 50 euros por pessoa, mas pode aumentar bastante no pico do verão.  Não convém levar o carro alugado da Sicilia, pois em Malta se dirige do lado oposto (mão inglesa) e o preço que se paga pelo transporte do carro na Balsa é muito alto, compensando mais alugar outro carro na ilha. A opção de girar em ônibus publico em Malta é a mais aconselhada, pois a ilha é pequena e os ônibus públicos vão para toda parte!

 

O tempo ideal para conhecer Malta é de uma semana, e recomendo vivamente a ficar na parte norte da ilha, pois além de ter preços mais baixos que a parte comercial em torno da capital Valetta, você também ficara mais perto das principais praias de Malta.As cidades que eu recomendo se hospedar são Mellieha e Bugibba. Pra quem estiver mais interessado por baladas e shoppings então recomendo San Julians e Sliema.

 

Malta se divide em trés ilhas principais: A ilha de Malta,  Comino e Gozo, sendo as duas ultimas situadas ao norte de Malta.  Começamos então o nosso roteiro nas praias do norte de Malta. Pelo menos 3 ou 4 dias podem ser dedicados a essa área. As praias a serem visitadas são Ghadira Bay, Armier Bay, Paradise Bay, Golden Bay e Tuffieha. Um dia dedicado para Comino é essencial, pois o acesso à praia de Blue Lagoon se da apenas com um barco, que te leva de manha e te busca à tarde. Vale lembrar que esse passeio é obrigatório, pois a praia de Blue Lagoon é uma das mais belas do Mediterrâneo!

 

Outros dois dias à Gozo completam o roteiro de praias em Malta. Para se chegar à Gozo, é necessário o uso da balsa e a viagem dura cerca de 30 minutos. Recomendo ir de carro ou pegar o ônibus City Sightseeing que gira pelos principais pontos da ilha e voce pode subir e descer quantas vezes quiser! A principal praia de Gozo é a Ramla Bay, mas não deixe de conhecer a magnifica Azzure Window e a pequena praia de Hondoq ir-Rummien.

 

Malta também oferece muito mais do que praias. Pra quem gosta de coisas antigas, Malta é repleto de templos e sítios arqueológicos que estão entre os mais antigos do mundo, alguns mais antigos do que as piramides do Egito como por exemplo o Hagar Quim e Gantija Temples. Outra opção bacana é a cidade medieval Mdina, todos esses Patrimônios da Humanidade pela UNESCO. E é claro, a capital Valetta merece uma visita, melhor se feita no fim da tarde.

 

Não se cansou ainda de praia? Então vamos para o nosso próximo destino, a bela Grécia!

 

Grécia

Santorini

A Grécia é o berço da civilização ocidental e por isso é muito rica em historia e cultura, mas é também uma das grandes metas de viagem de verão, pois as ilhas gregas são realmente paradisíacas! Para se chegar à Grécia a partir de Malta, a melhor opção é o avião, com destino à capital Atenas. Porém, dependendo da época do ano, se pode também fazer um cruzeiro até as ilhas gregas, mas o custo será com certeza muito maior.

 

A Grécia é composta de uma parte continental e de 6 grupos de ilhas, por isso fica difícil conhecer todas em uma viagem só. Escolhi então o grupo de ilhas mais famoso para o turismo que são as ilhas de Cíclades, que conta com 23 ilhas!

 

Após fazer um tour pela cidade de Atenas e conhecer as antigas construções gregas, pegaremos o ferry na cidade de Rafina para a ilha de Mykonos. Essa é uma das ilhas mais badaladas da Grécia, ideal para quem gosta da vida noturna. Praias como Super Paradise beach e Paraga beach, são ideais para festejar! Para quem quer mais tranquilidade recomendo Ornos e Agios Ioannis beach.

 

Outra ilha muito visitada é a ilha de Santorini, com suas belas construções brancas e azuis celestiais, essa ilha parece a paisagem de um filme! Além de um tour obrigatório pela cidade, recomendo as praias Red Beach, com seus impressionantes penhascos avermelhados e a Cape Columbo beach.

 

Mais uma ilha super recomendada é a ilha de Milos, sendo a praia de Sarakiniko a mais bela de todas. Também as praias de Agios Ioannis e a praia de Alogomandra são extremamente interessantes.

 

Enfim, na Grécia as opções são muitas e depende de quanto tempo se tem disponível e é claro do tamanho do budget. As ilhas que citei podem ser tranquilamente visitadas em 10 dias. Para quem tem mais tempo recomendo também uma visita às ilhas Iônicas e as ilhas de Creta. A maioria das ilhas são visitadas com o ferry, porém algumas se pode chegar também por vias aéreas. O retorno para casa se faz normalmente de Atenas, com conexão nos principais aeroportos europeus.

 

Consulte também os principais portais turisticos de cada região citada nesse roteiro:

Sicilia: Italia.it

Malta: Visitmalta.com

Grécia: Grekka.com

Saiba quais são as 10 melhores praias da Europa!

Reserve passagens aéreas mais barato ou alugue um carro mais barato!

Portanto prepare seu protetor solar e boa viagem! Gostou? Compartilha!


Compartilhe conosco suas idéias e duvidas!

One thought on “Roteiro de praias no Mediterraneo

  • Wagner Serafim Ramos

    O roteiro de Malta foi maravilho, tudo de bom, férias merecidas com lugares maravilhosos.
    Muito bom as dicas deste site.