Algumas curiosidades sobre a Europa


Banner 728x90

O significado da palavra Europa:princesa Europa

De acordo com a antiga mitologia grega, Europa era uma linda princesa fenícia. Ela era a filha de Agenor, rei de Tyre (onde hoje é o Líbano). Zeus se apaixonou por Europa, então ele decidiu aparecer para ela como um magnifico touro branco para ganhar a sua confiança. O poder metamórfico de Zeus é um elemento chave na mitologia grega.

A princesa montou no touro e foi imediatamente transportada a Creta, onde Zeus se revelou para Europa em todo o seu esplendor. O rei dos Deuses e Europa tiveram 3 filhos – Sarpedon, Minos e Rhadamanthys.

Etimologicamente falando, a palavra Europa vem do grego antigo e vem das palavras eurys (largo) e ops (face), «face larga portanto seria o significado literal do nome do continente. Mas há também opiniões que lhe atribuem uma origem Semítica. O nome Europa seria oriundo da palavra Babilónica erebu (descer), uma vez que, do ponto de vista da Babilônia (atual Iraque), o sol põe-se do lado esquerdo, uma vez que o sol nasce a ocidente e se põe a oriente

 

A Era das migrações

A “Era das migrações” continua sendo um dos fatos mais desconhecidos sobre a Europa. Houve um período na historia, também conhecido como período de migração, quando diversas tribos invadiram a Europa.

A primeira fase do movimento migratório chegou ao fim em torno a 500 DC, quando as tribos Germânicas(Francos, Góticos, Saxões, Vândalos, Lombardos, etc…) estabeleceram seu próprios reinos no centro, no oeste, no sul e sudeste europeu. Esse período foi seguido por uma segunda fase (entre 500 e 700 DC, com a migração dos povos eslavos.

As invasões dos avaros e búlgaros, a conquista da Sicília pelos muçulmanos, as invasões húngaras e dos Vikings são outros importantes momentos da historia da Europa.

Foi assim que o rico curso da historia modelou e definiu as populações europeias e suas intangíveis culturas através dos séculos.

 

Os Nomes mais longos:

Prepare-se para alguns dos nomes mais longos reconhecidos oficialmente. é difícil bater o Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu, o nome Maori de uma colina na Nova Zelândia, mas vamos tentar!

Uma vila em Gales, no Reino Unido contém 58 letras e é o nome mais longo da Europa. Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch significa “igreja de Santa Maria no fundão do aveleiro branco perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”. A versão resumida desse nome é Llanfairpwllgwyngyll.

Outros nomes bem longos e estranhos são: Äteritsiputeritsipuolilautatsijänkä, localizado na Finlândia, Siemieniakowszczyzna na Polónia e Newtownmountkennedy na Irlanda.

 

Os Maiores impérios:imperio britanico

Muitos dos maiores Impérios da história ocorreram na Europa. O Império britânico por exemplo, foi um dos maiores impérios do mundo. Cobria mais de 36 milhões de km quadrados e tinha uma população entre 480 e 570 milhões de pessoas. Durante o seu esplendor, se costumava dizer que o sol nunca se punha, porque o sol estava sempre brilhando em alguma parte do Império. Ele cobria um quarto da superfície terrestre.

Outros impérios coloniais notáveis foram o Império Espanhol, o Russo, o Francês e o Português.

O Império Romano, um império pré-colonial, foi um dos impérios de maior sucesso na historia da humanidade.

 

O Mediterrâneo jà foi um deserto:

Nos últimos 40 anos foram encontradas evidencias muito sólidas que dizem que o Mar do Mediterrâneo foi completamente seco no passado. O evento também conhecido como a Crise de Salinidade messiânica. Essa historia fantástica é contada no livro “The Mediterranean Was a Desert, Voyage of the Glomar Challenger”  por Kenneth J. Hsu.

De acordo com Rob Butler, a ” Crise de Salinidade” no Mediterrâneo representa um dos exemplos mais dramáticos de mudança climática fora das áreas glaciais em uma era geológica relativamente recente.

 

A Estátua da Liberdade:

Desconhecido pela maioria das pessoas, a famosa Estátua da Liberdade foi desenhada por Frédéric Bartholdi. A escultura neoclássica colossal foi construída na França e dada como um presente de amizade para os Estados Unidos. Alexandre Gustave Eiffel, o brilhante engenheiro francês por trás da Torre Eiffel de Paris, foi quem fez a estrutura de aço.

A estátua tem uma altura total de 92,9 metros, sendo 46,9m correspondendo à altura da base e 46m à altura da estátua propriamente dita, e os 7 raios presentes na coroa representam os sete continentes. Réplicas da estátua foram criadas em todo o mundo, sendo a mais famosa localizada na França.

 

Cemitérios divertidos:cemiterio Sapanta

Cemitérios são geralmente lugares tristes, mas eles também podem ser um local de entretenimento. Sapanta no norte da Romênia, é mundialmente famoso pelo Merry Cemitery, um patrimônio Mundial da UNESCO. Sapanta é um cemitério único e é o principal ponto turístico da cidade. E o que há de tão estranho nele? O design atípico das lápides, que são grandes cruzes esculpidas em madeira de carvalho e pintadas em cores vividas como vermelho, azul, verde, amarelo e entalhadas com epitáfios bem divertidos, descrevendo brevemente a vida e as circunstancias na qual cada pessoa morreu.

O homem por trás desse conceito é o romeno Ioan Stan Patras, que começou a esculpir essas cruzes em 1935. Na antiga cultura dos Dácios, os ancestrais dos romenos, a morte era vista como uma libertação e a alma era imortal, por isso Sapanta preserva essa atitude positiva em relação à morte e as dão boas vindas com um sorriso.

 

 

 

O maior e menos pais do mundo:

A Europa é a casa do menor pais do mundo, a cidade do Vaticano, e do maior pais do mundo, a Rússia. A área ocupada pelos russos é de 17.098.242 kilometros quadrados, enquanto a área do Vaticano é de apenas 0.44 km quadrados. A cidade do Vaticano é um patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, o único local que compreende todo um estado.

 

Vulcões:

O Etna é o maior vulcão ativo da Europa. Com uma elevação máxima de cerca de 3350 metros, o Monte Etna é um super vulcão situado na Sicília, sul da Itália.

O maior vulcão Europeu é atualmente o mais ativo vulcão do mundo. é possível acompanhar a atividade do Etna no site do Istituto Nazionale di Geofica e Vulcanologia. Em italiano ou inglês. As erupções do Etna tem sido documentado desde tempos antigos, mais precisamente desde 1500 AC.

Stromboli é também um dos vulcões mais ativos do mundo. Este é um dos 8 vulcoes nas ilhas eólicas, um arquipélago na costa italiana, e é o único vulcão ativo na parte continental da Europa.

O Vesúvio, muito conhecido pela erupção que destruiu completamente Pompéia e Herculaneum, teve sua ultima erupção em 1944.

O maior vulcão em volume é o Vatnajökull na Islândia, e abaixo de sua capa de gelo encontram-se pelo menos outros 7 vulcòes.

 

Cidade em 2 continentes:Istambul

Desde tempos antigos, a magica Istambul tem unido a Ásia e a Europa através do estreito do Bósforo. Sem duvida, essa magnifica cidade é um dos lugares mais bonitos do planeta. Istambul é a única metrópole do mundo que se situa em dois continentes. Foi também considerada a Capital Européia da Cultura em 2010, um programa realizado pela União Europeia.

Através dos tempos, a cidade foi capital de muitos impérios. Napoleão Bonaparte uma vez disse: Se a terra fosse um único estado, com certeza Istambul seria a sua capital.

Então se quiser experimentar almoçar na Europa e jantar na Ásia, Istambul é o lugar certo!

 

Compartilhe conosco suas idéias e duvidas!